Natureza Divino-Humana das Escrituras

A Natureza Divino-Humana das Escrituras

Por: Jorge A. Ferreira

A Bíblia é um livro inspirado por Deus, mas de dupla autoria. A Autoria do próprio Espírito Santo e a autoria humana. Deus soprou as escrituras (gr. grapha) aos autores, mantendo suas consciências e suas percepções do mundo. A palavra “inspiração” vem de dois vocábulos gregos: theo, “Deus”; e pneustos, “sopro”. Ou seja: Aquilo que é transmitido pelo sopro de Deus. (Claudionor de Andrade 2008)

A Bíblia é uma revelação progressiva, onde Deus usou aproximadamente 40 homens santos de lugares distintos e culturas diferentes que foram inspirados para escreverem os textos sagrados em um período aproximado de 1.600 anos (16 séculos). Usando os autores humanos em seus estilos literários e potencializando as capacidades humanas para conclusão dessa empreitada.

”E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:19-21).

”A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da igreja de Cristo.” (Charles Haddon Spurgeon)

A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Seu autor é Deus mesmo. Seu real intérprete é 0 Espírito Santo. Seu assunto central é 0 Senhor Jesus Cristo. (Antônio Gilberto)Teólogo Brasileiro.

Recomendados

Um comentário sobre “Natureza Divino-Humana das Escrituras

Deixe um comentário